Novo serviço da Polícia Militar bloqueia celular roubado usando recurso do Google

Essa parceria visa, fazer o bloqueio do aparelho o mais rápido possível.

Novo serviço da Polícia Militar bloqueia celular roubado usando recurso do Google
Novo serviço da Polícia Militar bloqueia celular roubado usando recurso do Google (Foto: Reprodução)


A Polícia Militar de São Paulo, em parceria com o Google, disponibiliza a partir desta segunda-feira, 16 de junho, uma função para ajudar pessoas que tiveram o celular roubado ou furtado.


O serviço, disponível para Android, bloqueia remotamente a tela do aparelho, impossibilitando que o criminoso tenha acesso aos dados da vítima.


A ideia da parceria é que a pessoa não precise chegar em casa e nem dependa de alguém para fazer o bloqueio. Ainda na rua, poderá acionar a corporação para o serviço.


O sistema será instalado em aparelhos móveis de policiais militares que fazem patrulhamento nas ruas, mas também disponibilizados as equipes do Copom – Centro de Operações – via telefone 190.


Mas para ter acesso ao serviço de bloqueio remoto de tela, é preciso ativá-lo antes e, no momento de acionar a PM, informar DDD e número de telefone.


O capitão da Polícia Militar, Bruno Pettnato, da diretoria de tecnologia da informação e comunicação, explica o passo a passo.


É preciso acessar Configurações > Google > Todos os serviços > Proteção contra roubo > Ativar bloqueio remoto


Outros três serviços também são disponibilizados através do programa Google Localizador. Além do bloqueio do aparelho, os policiais terão acesso a localização em tempo real do dispositivo, fazer o equipamento emitir um som para facilitar a identificação ou, em último caso, apagar todos os dados armazenados. Para isso, é preciso informar e-mail e senha do Gmail ao Policial Militar. De acordo com o capitão, o agente não terá acesso a nenhum outro dado pessoal da vítima.


Já para quem tem o sistema IOS, é diferente, mas com serviços semelhantes. Com o número de ID da Apple e a senha, é possível também visualizar a localização do aparelho, emitir som e apagar todos os dados. Neste caso, não é possível fazer o bloqueio de tela remoto igual ao Android.

Comentários (0)

Fale Conosco